Atuando no Estádio de Pituaçu pela primeira vez desde a final do Baianão de 2014, o Bahia conseguiu uma importante vitória contra o Jacobina e chega ao seu primeiro triunfo na atual edição do campeonato estadual. Mesmo perdendo muitas oportunidades de finalização, o Tricolor de Aço encerrou o placar em 3 a 1 e conseguiu o seu segundo resultado positivo na temporada.
O jogo começou com o Jacobina tentando dominar os espaços do gramado e marcando forte a saída de bola do seu adversário. Com isso, o jogo seguiu truncado nos primeiros minutos, com a bola sendo rifada e provocando muitos lances de bola parada. Em um deles, aos 5 minutos, o Bahia chegou a colocar a bola no fundo da rede, mas o gol foi anulado com a marcação de impedimento.
Com o time visitante se fechando na defesa, a equipe comandada por Sérgio Soares passou a valorizar os lances de bola alta, mas sem êxito nas finalizações. Aos 12, o Jegue da Chapada quase abriu o placar quando o Diniz se aproveitou de falha da zaga tricolor e chutou por cima do gol de Omar.
Trabalhando em cima da movimentação da defesa visitante, o Bahia teve uma grande chance de abrir o marcador aos 15, quando Kieza recebeu por trás da marcação e partiu sozinho pela esquerda. Porém, cara a cara com o goleiro, o atacante demorou demais na conclusão e e foi interceptado por Filipe.
Mesmos em liberdade de trabalhar a bola, o Bahia seguia com boas chances de gol. Aos 23, Rômulo fez um belo passe para Maxi Biancucchi, que bateu errado e fez a bola sair pela linha de fundo. Do lado do Jacobina, o time do interior seguia com bons lances de bola parada, mas não conseguia efetuar uma finalização correta no último passe.
Aos poucos, os donos da casa conseguiram ter mais liberdade em tocar a bola, mas seguiam sem conseguir efetuar boas finalizações. Se defendendo como podia, o Jacobina teve outro bom momento no setor defensivo com Filipe, que defendeu de ombro um chute cruzado de Maxi Biancucchi.
Aos 37, um dos poucos chutes ofensivos do Jacobina. Ailton bateu na intermediária e Omar pegou em dois tempos para fazer a defesa. Um minuto depois, aos 38, foi a vez de Kieza perder outra grande chance e chutar por cima do travessão. Mas já havia sido marcado impedimento.
Entretanto, mesmo perdendo muitos gols o atacante tricolor conseguiu marcar. Aos 40, Kieza fez boa tabela com Rômulo e chutou na cara do gol para fazer 1 a 0 para os donos da casa. Minutos depois, Rômulo quase ampliou mas Filipe fez outra bela defesa.
Com bom volume de jogo no final da primeira etapa, não demorou para o Bahia ampliar. Aos 47, Bruno Paulista se aproveitou de sobra de bola, invadiu a área e chutou forte para chegar ao segundo gol do Bahia.
Na segunda etapa, os visitantes conseguiram diminuir logo no primeiro momento. Em cobrança de lateral, o defensor do Bahia sobe para interceptar a investida e acaba tocando a mão na bola. Na cobrança de pênalti, Balu cobra e diminui para o Jacobina.
Mesmo com o primeiro gol do Jegue da Chapada, o Bahia seguiu em busca de ampliar o marcador e valorizou os lances de bola parada na defesa adversária. Aos 7, Tony recebe lançamento de Tiago Real, mas bate fraco para defesa do arqueiro do Jacobina.
Com maior volume ofensivo, o Bahia não demorou para ampliar. Aos 11, Kieza cruza e a bola bate no ombro de Ananias, fazendo com que o árbitro marque penalidade. Na cobrança, Chicão cobra e faz o terceiro gol do Esquadrão de Aço.
Mesmo com a vantagem, o treinador Sérgio Soares deixou o time anfitrião mais avançado com a entrada de Léo Gamalho no lugar de Williams Santana, e o Bahia passou a ter uma maior intensidade do ataque, desperdiçando lance de ataque aos 24, quando Kieza chuta em cima do defensor do Jacobina. Anteriormente, aos 22, Ananias quase diminuiu para o Jegue, mas para nas mãos de Omar.
Mesmo se defendendo na maioria da segunda etapa, o Jacobina também levava perigo ao gol de Omar. Aos 26, Marcos Felipe cruza a bola e tem boa interceptação de Omar. Minutos depois, Marcos Felipe sobe pela esquerda, mas Chicão evita o passe e faz o corte.
Em busca do quarto gol, os donos da casa pararam mais uma vez nas mãos de Felipe. Aos 34, Léo Gamalho chuta sem ângulo para Tony, que cruza forte demais e deixa a bola com o arqueiro da chapada.
Ao final do confronto, o triunfo do Bahia coloca a equipe na terceira colocação do Grupo A, enquanto que o Jacobina cai para o quarto lugar. Na próxima rodada, o Tricolor de Salvador retorna a Pituaçu onde enfrenta a Jacuipense, enquanto o Jegue da Chapada joga em Feira de Santana contra o Bahia de Feira.
Campeonato Baiano - 2ª rodada
Local: Estádio Metropolitano de Pituaçu
Horário: 18h30
Data: 07/02/2015 (sábado)
Árbitro: Gleidson Santos Oliveira (BA)
Auxiliares: Dijalma Silva Ferreira Júnior e Paulo de Tarso Bregalda Gussen (ambos da BA)
Gols: Kieza, Bruno Paulista, Balu, Chicão
Cartão Amarelo: Carlos, Igor Maranhão, Titi, Alemão
Bahia: Omar; Tony, Titi, Chicão e Carlos (Sávio); Tiago Real e Bruno Paulista (Pittoni); Willians Santana (Léo Gamalho) e Rômulo; Maxi Biancucchi e Kieza. Técnico: Sérgio Soares.
Jacobina: Filipe, Balu, Alemão, Igor Maranhão e Marcos Felipe; Ananias, Brendon, Fagner e Dinda (Marcelo); Diniz (Davidson) e Ailton (João Neto). Técnico: Andrade.
Fonte: Bahia noticias