Nos últimos dias a redação do site Itamarati Noticias tem recebido por parte dos moradores de uma área que fica localizada próximo a uma região mais conhecida como área do lixão, local este quem vem sendo utilizada pela prefeitura de cidades vizinhas para se descarta o lixo da cidade.
Queremos deixar bem claro que não é a primeira vez que os moradores da área reivindicam essa situação, porem nenhuma solução foi tomada por parte dos poderes públicos da cidade de Gandu, município ao qual a área utilizada pertence.
Vale lembrar que é proibido a existência de lixões, em 2 de agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos determinou ações como a extinção dos lixões do país e substituição por aterros sanitários, além da implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios.
A lei dava prazo de quatro anos para que as cidades se adequassem à PNR, ou seja, deveriam estar em prática já em 2014.
Mais podemos observar claramente que os municípios de Gandu e Wenceslau Guimarães, não cumprem está lei, colocando assim, em risco a saúde dos moradores que ficam próximo ao local.
A equipe do Itamarati noticias esteve visitando o local e podemos constatar o verdadeiro descaso do poder publico para com o meio ambiente.
Todos os detalhes você conferi em nossa reportagem, em nosso vídeo, com o reporte Naldo Silva e o cinegrafista Cleiton Souza.