Fátima Bernardes — Foto: Globo/João Miguel Júnior |
A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes não renovou o contrato com a TV Globo após 37 anos como funcionária da emissora carioca. A partir de agora, ela vai trabalhar por obra aberta, ou seja, com vínculo só durante projetos determinados.
O contrato da jornalista venceu no fim do ano passado, quando terminou "The Voice Brasil", reality show da TV Globo encerrado após 12 edições. Há três dias, ela anunciou que cobrirá os Jogos Olímpicos de Paris pelo YouTube e redes sociais para o "Time Brasil".
Carioca do Méier, ela entrou na TV Globo em 1986, como estagiária do "Fantástico", depois de passar pelo Jornal O GLOBO. Em 1987, virou repórter do "RJTV", com eventuais aparições no "Jornal Nacional" e "Jornal da Globo". A primeira entrada ao vivo no JN foi em 1988 e, com mais matérias no principal jornal da emissora, acabou sendo escalada para a bancada do "Jornal da Globo", em 1989. De início,fez dupla com Eliakim Araújo e depois com William Bonner, com quem foi casada durante 26 anos e tem trigêmeos.
Em 1992, foi para o "Fantástico" e, em 1996, virou âncora e editora-chefe do "Jornal Hoje". Em março de 1998, Fátima assumiu, ao lado de Bonner, a bancada do JN. Ficou na posição até fim de 2011, quando deixou a Central Globo de Jornalismo para se dedicar ao entretenimento, no "Encontro com Fátima Bernardes", que estreou em junho de 2012. Ela esteve à frente do programa matinal de variedades até 2022.
Seu último programa solo na empresa foi "Assim como a gente", no GNT, exibido nos últimos meses de 2023.