Os dias têm sido difíceis para quem precisa trafegar na BA-549, trecho que liga a BR-330 aos distritos de Santa Terezinha (Jitaúna) Córrego de Pedras (Ipiaú), Itaibó (Jequié), e à cidade de Apuarema.
Com as chuvas que caem na região há mais de 40 dias, a estrada se tornou em um atoleiro e tem feito diversas vítimas diariamente.
A rodovia, de responsabilidade do governo do estado, é de grande importância para os moradores dessas localidades que se locomovem para cidades como Ipiaú, Jitaúna e Jequié.
A falta de manutenção na BA-549 é um problema antigo e que já gerou protestos com interdições da estrada por algumas vezes.
Os raros serviços de encascalhamento são executados pela prefeitura de Jitaúna e Ipiaú.
Um abaixo-assinado já foi realizado por um grupo de moradores pedindo ao governador Rui Costa a pavimentação asfáltica da BA-549, mas ainda não tiveram resposta.
"É um sonho antigo dos moradores da região, uma obra que sem dúvida, facilitaria o escoamento da produção agrícola, a fluidez do tráfego dos veículos, além de promover o acesso da população aos serviços básicos de saúde e educação", comentou o proprietário de uma fazenda nas imediações de Córrego de Pedras.