Um bebê que estava com dificuldade para respirar foi socorrido por agentes da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lobato), na noite da sexta-feira (2), após o pai da criança pedir a ajuda dos policiais para levá-la para um hospital, no bairro de Plataforma, no subúrbio ferroviário de Salvador.
A informação foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) na manhã deste sábado (3). De acordo com a SSP, os agentes faziam rondas em uma localidade conhecida como Largo do Luso, quando foram acionados pelo pai do bebê, que não teve a idade divulgada.
Conforme a secretaria, no momento da abordagem, a criança já apresentava roxidão na pele. Ao constatarem a gravidade da situação, os agentes perceberam que o bebê precisava de atendimento imediato, e, ainda no local, prestaram os primeiros socorros usando técnicas de reanimação.
Após notarem que a criança havia apresentado melhoras, segundo a SSP, os PMs, juntamente com o pai da criança, levaram o bebê para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe. Na unidade foi diagnosticado que o sufocamento foi causado pelo excesso de catarro decorrente de uma virose.
De acordo com a secretaria, a médica que atendeu o bebê, e deu continuidade ao salvamento, ressaltou que os primeiros procedimentos usados pelos policiais foram essencias para evitar complicação no quadro de saúde do bebê.
Após o socorro, a criança ficou sob observação na unidade de saúde. Não há detalhes sobre o estado de saúde do bebê.