Para cada beldade que brilha na Sapucaí, há um profissional especializado que sabe usar uma série de truques para realçar o que elas têm de melhor.
Pernas para brilhar
Luísa Langer, musa do Salgueiro, tem um segredo para esconder qualquer imperfeição na pele durante os desfiles de escolas de samba, blocos ou dias em que pernas poderosas são necessárias.
“A gente tem que apresentar beleza para o público, que pagou ingresso mesmo com essa dificuldade que está o país. E em segundo é estar bem comigo, com a autoestima lá em cima para evoluir”, explicou Langer.
Os sprays que têm o objetivo de funcionar como uma meia-calça líquida possuem textura mais grossa e podem dar um aspecto artificial. Assim, a solução é misturar uma borrifada com um pouco de hidratante ou filtro solar, dando à pele um aspecto mais natural.
“O corpo da Luísa é muito desenhado e, quando você coloca o glow, destaca muito mais a musculatura toda” contou a produtora Giulia Brito.
Efeito de purpurina
Antes de entrar na avenida, outra solução é usar óleo com bronzeador. A técnica ajuda a dar um tom dourado ao corpo e a reluzir nos holofotes, semelhante ao efeito da purpurina.
“Para dar um tom de dourado, de brilho, e para a pele não ficar muito ressecada”, indica Fernanda Figueiredo, musa do Salgueiro lembrando que a retirada da purpurina costuma ser um pesadelo.
Boca perfeita
O visual de Raíssa de Oliveira no desfile em que completou 17 anos à frente da bateria da Beija-Flor de Nilopólis contou com um bocão vermelho. O maquiador e cabeleireiro Márcio Carvalho foi o responsável pelo look.
“Eu adoro. Se eu pudesse, já acordava para ir à padaria com um bocão vermelho”, contou a rainha de bateria da Beija-Flor.
Para evitar que o batom "craquele" e se mantenha intacto ao longo da noite, o segredo é preparar a boca toda antes com um lápis cremoso e só depois passar o batom líquido de textura matte.
“A dica para não quebrar o batom de alta fixação é usar uma base oleosa antes” revelou Márcio Carvalho, que foi o responsável pela maquiagem que Raíssa exibiu no desfile e cuida da imagem dela há vários carnavais.
Barriga de tanquinho
Flávia Lyra, rainha da Imperatriz Leopoldinense, é apaixonada pelo mundo fitness. Ela já possui a musculatura bem delineada, mas a ressalta com a ajuda de uma base mais escura.
“O truque que eu gosto é trabalhar a iluminação do corpo. A gente trabalha com glitter, com maquiagem, escurece algumas partes, ilumina outras, para valorizar essa parte de iluminação muscular, para ficar um contorno corporal bem bonito”, ressaltou a rainha da verde e branco.
O contorno, técnica de maquiagem usando luz e sombra consagrada pelas irmãs Kardashians, é aplicada por Irma Verdugal. Além da base, um pó ajuda a selar o trabalho. Ela esclarece que tudo é planejado e executado de acordo com a anatomia dela, sem tentar criar uma barriga tanquinho onde não tem.
“A gente respeita a modelagem que ela tem, faz esse trabalho em cima da anatomia do corpo dela”, revelou Irma.
Para evitar feridas
Os chamados “costeiros”, assessórios que destaques colocam nas costas, às vezes ferem a pele de quem possui clavículas mais destacadas. A rainha de bateria da Unidos da Tijuca, Elaine Azevedo, tem um truque para evitar sair machucada.
“Eu tenho a ‘saboneteira’, esse ossinho muito acentuado. Em 2007, quando eu fui rainha da Estácio de Sá, eu desfilei com um ferro, que eram as minhas asas. Quando eu tirei estava sangrando”, contou Elaine Azevedo.
Renan Jotha, maquiador e cabeleireiro, elaborou uma estratégia ao lado de Elaine para resolver o problema. “Um bojo de sutiã vai por dentro da roupa dela. Fica invisível e acolchoado. Para evitar que a alça da ‘mochilinha’ bata direto nela”, destacou.