Na tarde de terça-feira (25), um grupo de servidores municipais de Ibirataia decidiu se reunir no jardim da praça Basílio Miguel de Souza com o objetivo de pressionar o prefeito Marcos Aurélio a efetuar o pagamento do salário do mês de setembro, que já acumula 25 dias de atraso.
Segundo um funcionário, não há qualquer informação da prefeitura sobre previsão de pagamento. “Desde que foi derrotado nas eleições, o prefeito vem desativando serviços essenciais na saúde e educação, a limpeza pública está precária e os salários dos servidores estão atrasados. É um final de mandato caótico, pra quem pregava na campanha eleitoral que possuía as mãos limpas”, afirmou o servidor a nossa reportagem.
Uma advogada que participou do protesto disse que estará movendo um Mandado de Segurança requerendo o bloqueio de verbas, para que os próximos meses sejam pagos. “Salário é verba alimentar, sendo, na maioria das vezes, a única fonte de renda familiar dos servidores. É desumana a atitude do Gestor, esperamos que o Judiciário atue com rapidez e garanta o direito dos servidores de receberem seus salários”, afirmou a causídica.
Alguns dos servidores com salários atrasados são funcionários há mais de 20 anos e ainda possuem a amarga lembrança de que o prefeito Marcos Aurélio também foi secretário de finanças na gestão do ex-prefeito José Antonio da Costa, responsável pelo maior atraso de salário da história de Ibirataia.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que a dificuldade em pagar os funcionários se deve ao parcelamento do INSS, que teria recolhido parte do repasse da União ao município