Últimas Notícias

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Ivete Sangalo e outros famosos se manifestam contra decreto que extingue reserva florestal na Região Norte


  • 'Brincando com o nosso patrimônio? Que grande absurdo', afirmou a cantora. Medida prevê liberar exploração mineral em área de floresta.




    Artistas se manifestam contra decreto presidencial que extingue reserva florestal





    Quanta notícia difícil de aceitar. Brincando com o nosso patrimônio? Que grande absurdo. Tem que ter um basta .

    Uma publicação compartilhada por Veveta (@ivetesangalo) em



    Ivete Sangalo usou seu Instagram para se manifestar contra o decreto presidencial que extingue a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). A área, com mais de 4 milhões de hectares, fica na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará.

    “Quanta notícia difícil de aceitar. Brincando com o nosso patrimônio? Que grande absurdo. Tem que ter um basta”, escreveu a cantora.

    Com a revogação da reserva, criada em 1984, a floresta, que tem alto potencial para exploração de ouro, poderá ser concedida para a exploração mineral.
    A modelo Gisele Bündchen já havia se manifestado contra e decreto através de sua página no Twitter. E as duas não foram as únicas a criticar a decisão do Governo Federal.
    Outros famosos usaram a hashtag “Todos pela Amazônia” para mostrar que não estão de acordo com a decisão e iniciaram uma campanha nas redes sociais. A cantora Elba Ramalho e os atores Igor Rickli e Giovanna Ewbank foram alguns dos que postaram suas críticas contra o decreto.



    Um dia... uma hora... nossa conta vai chegar. E é NOSSA... #amazonia #todospelaamazonia #sosamazonia 🌎🍀⏳

    Uma publicação compartilhada por IGOR RICKLI (@igorrickli) em



    #todospelaamazonia💚

    Uma publicação compartilhada por Elba Ramalho (@elbaramalho) em



    Meus amores! Vamos nos unir pela nossa #AMAZÔNIA 🙏🏿 Não consigo acreditar em tamanha regressão e falta de respeito com a nossa natureza! Se há alguns anos, celebrávamos a diminuição do desmatamento na Amazônia, hoje estamos preocupados com o futuro da floresta. Ontem foi aprovado um decreto que extingue uma reserva ambiental na Amazônia. Especialistas em meio ambiente são unânimes em afirmar que a medida causará um impacto negativo na região. Segundo eles, o desmatamento vai ser mais intenso, haverá mais queimadas e mais poluição nos rios, tribos indígenas podem ter suas integridades ameaçadas, além de ter conflitos por terras. Precisamos defender a nossa Amazônia! ISSO NÃO PODE ACONTECER!!! Não podemos deixar que a Amazônia fique desprotegida para satisfazer a interesses políticos ou econômicos. Não posso acreditar que regredir seja uma opção! Vamos lutar pela nossa AMAZÔNIA! #todospelaamazonia #AAmazôniaÉDoBrasil #todospelaamazônia #foratemer #desrespeito #regressao #ondevamosparar . . My loves! Let's unite for our #AMAZON 🙏🏿 I can not believe in such regression and lack of respect for our nature! If a few years ago, we celebrated the reduction of deforestation in the Amazon, today we are worried about the future of the forest. Yesterday a decree was approved that extinguishes an environmental reserve in the Amazon. Environment experts are unanimous in saying that the measure will have a negative impact on the region. According to them, deforestation will be more intense, there will be more burnings and more pollution in the rivers, indigenous tribes may have their integrity threatened, as well as have conflicts over land. We need to defend our Amazon! THIS CAN NOT HAPPEN!!! We can not let the Amazon be left unprotected to satisfy political or economic interests. I can not believe that regress is an option! Let's fight for our AMAZON! #todospelaamazonia #AmazôniaÉDoBrasil # todospelaamazônia #foratemer #disrespect #regressao #ondevamosparar

    Uma publicação compartilhada por Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) em





    Não temos muito o que comemorar. O Brasil anda em crise, vivemos tempos instáveis e agora nem o meio ambiente está seguro. Se há alguns anos, celebrávamos a diminuição do desmatamento na Amazônia, hoje estamos preocupados com o futuro da floresta. Ontem foi aprovado um decreto que extingue uma reserva ambiental na Amazônia. Especialistas em meio ambiente são unânimes em afirmar que a medida causará um impacto negativo na região. Segundo eles, o desmatamento vai ser mais intenso, haverá mais queimadas e mais poluição nos rios, tribos indígenas podem ter suas integridades ameaçadas, além de ter conflitos por terras. Precisamos defender a Amazônia! #todospelaamazonia 🙏🏻🙌🏼

    Uma publicação compartilhada por Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) em



    Derrubada do decreto

    Nesta quarta, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um projeto que tem o objetivo de sustar o decreto presidencial que extingue a Renca.

    Para isso acontecer, a proposta precisará ser aprovada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

    “Segundo informações da WWF Brasil [...], a extinção da Renca é uma ‘catástrofe anunciada’, que coloca em risco as nove áreas protegidas que estão dentro dos limites da reserva”, argumenta Randolfe na justificativa do seu projeto

    O senador também afirma que existem comunidades indígenas no local e diz que cabe ao Congresso Nacional autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais. Para o parlamentar, o decreto é inconstitucional.
    Fonte: G1

    MAIS DO PORTAL

    Publicidades

    Principais

    Recent Post