Últimas Notícias

AO VIVO
Mostrando postagens com marcador Minas Gerais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Minas Gerais. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

Homem de 35 anos acusado de estuprar menina de 12: cronologia do caso



  • O homem de 35 anos acusado de estuprar uma menina de 12 anos em Indianópolis, no Triângulo Mineiro, teve a condenação restaurada nesta quarta-feira (25) após o desembargador Magid Nauef Láuar, da 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), acolher, em decisão monocrática, o recurso do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

    O magistrado, que havia votado pela absolvição ao considerar que havia "vínculo afetivo consensual" entre o réu e a vítima, decidiu manter a condenação de primeira instância e determinou a expedição imediata do mandado de prisão contra o suspeito. Ele também restabeleceu a condenação da mãe da menina e ordenou que ela fosse presa. Os dois foram localizados e detidos na tarde desta quarta-feira (25).

    O MPMG afirmou que vai entrar com um novo recurso para que a condenação dos réus, definida inicialmente por decisão monocrática (de apenas um desembargador), seja confirmada por uma decisão colegiada da 9ª Câmara Criminal do TJMG.

    Em novembro de 2025, o homem e a mãe da adolescente foram condenados a nove anos e quatro meses de prisão pela 1ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Araguari. O homem recebeu a pena pela prática “de conjunção carnal e de atos libidinosos” contra a menina, enquanto a mãe foi condenada por se omitir mesmo sabendo dos abusos.

    Os réus recorreram, por meio da Defensoria Pública de Minas Gerais, e os desembargadores da 9ª Câmara Criminal do TJMG decidiram pela absolvição de ambos, no dia 11 de fevereiro deste ano.

    No infográfico abaixo, arraste para o lado para acompanhar toda a linha do tempo do caso:

    Argumento usado na absolvição

    O relator, desembargador Magid Nauef Láuar, afirmou em sua decisão que "o relacionamento mantido entre o acusado e a menor não decorreu de ato de violência, coação, fraude ou constrangimento, mas sim de um vínculo afetivo consensual, com prévia aquiescência dos genitores da vítima e vivenciado aos olhos de todos".

    O voto dele foi acompanhado pelo desembargador Walner Barbosa Milward de Azevedo. A desembargadora Kárin Emmerich votou de forma divergente.

    Na última segunda-feira (23), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recorreu da decisão de absolvição e pediu novamente a condenação dos dois acusados.

    O que diz a lei
    • O Código Penal estabelece que ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos configura estupro de vulnerável.
    • O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já firmou entendimento de que o consentimento da vítima, eventual experiência sexual anterior ou a existência de relacionamento amoroso não afastam a ocorrência do crime.
    Relator Magid Nauef Láuar que absolveu réu por estupro de vulnerável, é investigado pelo CNJ por abuso sexual — Foto: Redes sociais

    Crime aconteceu em Indianópolis, no Triângulo Mineiro. Homem e mãe da adolescente foram condenados a nove anos e quatro meses de prisão. Eles foram localizados e detidos na tarde desta quarta-feira (25).

    terça-feira, 6 de janeiro de 2026

    Passaporte de Eliza Samudio é encontrado em Portugal; Consulado diz que recebeu o documento



  • O Itamaraty informou nesta terça-feira (6) que o passaporte da modelo Eliza Samudio foi encontrado em Portugal. O ex-goleiro Bruno, com quem ela teve um relacionamento, foi condenado pelo assassinato dela.

    Em nota, o Itamaraty explicou que o passaporte já está expirado e cancelado, e que o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa foi instruído a enviá-lo para a sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. O órgão também informou que o documento será encaminhado para a família dela.

    O crime contra Eliza foi cometido há 15 anos (relembre o caso mais abaixo), mas o corpo dela nunca foi achado. Em 2013, Bruno foi sentenciado a 22 anos e 3 meses de prisão pela morte e ocultação do cadáver de Eliza, além do sequestro do filho da jovem. Ele foi para o regime semiaberto em 2018 e está em liberdade condicional desde janeiro de 2023.

    Até a última atualização desta reportagem, não havia informação sobre como o passaporte de Eliza foi parar em Portugal. O documento foi encontrado na última sexta-feira (2).

    O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa afirmou que no mesmo dia realizou uma consulta oficial ao Itamaraty, em Brasília, para saber qual será a destinação do documento.

    O que diz a família de Eliza Samudio

    Ao g1 MS, Maria do Carmo, madrinha do filho de Eliza e Bruno e representante legal de dona Sônia, mãe da modelo, afirmou que, apesar da localização do passaporte, não há qualquer dúvida de que Eliza está morta.

    A família disse ainda considerar lamentável a repercussão do encontro do documento e classificou o episódio como uma "crueldade" com dona Sônia e com o neto, Bruninho, dizendo que “ela não tem paz”.

    Maria do Carmo afirmou, ainda, que não sabe se o passaporte é verdadeiro, mas que, se for, a família quer ter acesso ao documento.

    Caso Eliza Samudio

    Eliza desapareceu em 2010, e seu corpo nunca foi encontrado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.

    Em março de 2013, Bruno foi considerado culpado pelo homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado da jovem. Ele foi sentenciado a 22 anos e três meses de prisão pela morte e ocultação do cadáver de Eliza, além do sequestro do filho da jovem.

    A ex-mulher do atleta, Dayanne Rodrigues, foi julgada na mesma ocasião, mas foi inocentada pelo conselho de sentença. Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do atleta, já haviam sido condenados em novembro de 2012.

    Macarrão é ex-policial militar e era amigo próximo do então goleiro Bruno. Segundo as investigações, Macarrão participou do sequestro de Eliza no Rio de Janeiro e a levou para Minas Gerais, onde a jovem foi mantida em cárcere privado.

    A Justiça entendeu que ele tinha conhecimento do plano criminoso, e ele foi condenado a 15 anos de prisão por sequestro e cárcere privado. Ele cumpriu parte da pena e obteve progressão de regime.

    O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos foi condenado a 22 anos de prisão. O último júri do caso, em agosto de 2013, condenou Elenilson da Silva e Wemerson Marques, o Coxinha, por sequestro e cárcere privado do filho de Eliza Samudio com Bruno.

    Elenilson foi condenado a 3 anos em regime aberto, e Wemerson a dois anos e meio também em regime aberto.

    O crime

    Conforme a denúncia, Eliza foi levada à força do Rio de Janeiro para um sítio do goleiro, em Esmeraldas (MG), onde foi mantida em cárcere privado.

    Depois, a vítima foi entregue ao ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que a asfixiou e desapareceu com o corpo, que nunca foi encontrado. O bebê Bruninho foi achado com desconhecidos em Ribeirão das Neves (MG).

    Bruno foi para o regime semiaberto em 2018 e está em liberdade condicional desde janeiro de 2023. Chegou a jogar bola profissionalmente quando deixou a prisão.

    Elisa Samudio — Foto: Reprodução

    O goleiro Bruno foi condenado pela morte da modelo, mas o corpo dela nunca foi encontrado. Itamaraty informou que passaporte, já expirado e cancelado, ficará à disposição da família de Eliza.




    quinta-feira, 7 de março de 2024

    Minas Gerais: Monomotor da Polícia Federal cai na Pampulha logo após decolar; VÍDEO

  • Dois policiais federais morreram. Um mecânico, de 51 anos, foi socorrido e encaminhado para o Hospital João XXIII, na capital mineira.
    Um monomotor caiu no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (6). Duas pessoas morreram e uma ficou ferida. A aeronave pertence à Polícia Federal.

    As vítimas são os policiais federais José Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber, de Brasília. O mecânico de uma empresa terceirizada foi socorrido consciente e com trauma abdominal e encaminhado para o Hospital João XXIII.

    Policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José de Moraes Neto morreram em acidente com monomotor da Polícia Federal em Minas Gerais — Foto: Reprodução/redes sociais
    Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião chegou a decolar e perdeu altitude instantes depois, caindo na lateral da pista, às 14h14. O veículo pegou fogo após a queda (veja acima).

    "A gente percebeu através das imagens a decolagem dessa aeronave e, depois, uma tentativa de retorno, mas ainda não chegou nenhuma informação que trouxesse esclarecimento sobre a causa", informou o tenente Henrique Barcellos, do Corpo de Bombeiros.

    Local do acidente da aeronave que caiu na Pampulha — Foto: g1
    Em nota, a Polícia Federal afirmou que "iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente" e que "enviará nas próximas horas peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações".

    A instituição se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas e decretou luto oficial de três dias.

    Em nota publicada nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se solidarizou com os familiares, amigos e companheiros de trabalho das vítimas que morreram.

    Aeronave e investigações


    A aeronave é um Cessna 208B, fabricado em 2001, com 11 lugares e capacidade para nove passageiros. Em 2019 e em 2020, houve registros de incidentes, relativos a estouro de pneu, envolvendo o monomotor. A matrícula é PR-AAB.

    Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e (Cenipa), foram acionados para o local do acidente.

    A ação inicial, primeira etapa da investigação, consiste na coleta e confirmação de dados, na verificação dos danos causados e no levantamento de outras informações necessárias.

    Avião monomotor sofre acidente em Belo Horizonte — Foto: Corpo de Bombeiros
    Em nota, a CCR Aeroportos, que administra o terminal da Pampulha, afirmou que os bombeiros "estão empenhados no cumprimento dos protocolos de segurança e atendimento" após a ocorrência.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente não prejudicou a área de pousos e decolagens, e o aeroporto já voltou a funcionar normalmente.

    Avião monomotor sofre acidente em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo


    domingo, 10 de março de 2019

    Miss Minas Gerais Júlia Horta vence o concurso Miss Brasil 2019

  • Jornalista de 24 anos vai representar o Brasil no Miss Universo.





    A jornalista e apresentadora Júlia Horta, de 24 anos, que representou Minas Gerais, foi escolhida a Miss Brasil 2019 — Foto: Reprodução / Facebook / Miss Brasil BE Emotion


    A Miss Minas Gerais Júlia Horta venceu o concurso Miss Brasil 2019 na noite deste sábado (9) em São Paulo. Jornalista, apresentadora, blogueira e influenciadora digital, Júlia Horta, de 24 anos, natural de Juiz de Fora, irá representar o Brasil no Miss Universo.

    A modelo Luana Lobo, de 24 anos, que representou o estado do Ceará, ficou em segundo lugar. Em terceiro lugar ficou a também modelo, estudante de direito e Miss São Paulo Bianca Lopes, de 22 anos.

    O concurso reuniu 27 candidatas no Centro de Exposições São Paulo Expo.

    A nova Miss Brasil recebeu uma coroa em ouro branco, cravejada de pedras e uma esmeralda, avaliada em R$ 52 mil, das mãos da amazonense Mayra Dias, Miss Brasil 2018 — Foto: Reprodução / Facebook / Miss Brasil BE Emotion


    A nova Miss Brasil recebeu uma coroa em ouro branco, cravejada de pedras e uma esmeralda, avaliada em R$ 52 mil, das mãos da amazonense Mayra Dias, Miss Brasil 2018, e também ganhou um cruzeiro pelo Nordeste. As três finalistas também ganharam joias e uma semana em hotel de luxo em Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

    Das 27 candidatas, 15 seguiram na disputa após a primeira etapa: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paul, Sergipe e Tocantins.

    Na segunda eliminatória, seguiram na disputa as representantes de Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

    Júlia Horta, Miss Minas Gerais, venceu o concurso Miss Brasil 2019 — Foto: Jorge Fakhui/ASI/Estadão Conteúdo


    As cinco semifinalistas foram as misses Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

    Elas tiveram de responder a perguntas dos jurados. A Miss Ceará respondeu sobre diversidade de gênero. A Miss Rio Grande do Sul falou sobre a legalização do aborto. A Miss São Paulo respondeu sobre estratégias para ganhar o Miss Universo. A Miss Rio Grande do Norte falou sobre os diferentes tipos de formação familiar. Miss Minas Gerais respondeu sobre como descrever o atual cenário do país para um estrangeiro.

    Na final, foram classificadas as representantes do Ceará, Minas Gerais e São Paulo, cuja classificação ficou assim:

  • Miss Minas Gerais - 1º lugar - Miss Brasil 2019


  • Miss Ceará - 2º lugar


  • Miss São Paulo - 3º lugar


  • Antes da definição da vencedora, quatro ganhadoras anteriores do Miss Brasil falaram sobre a violência contra a mulher e o feminicídio. "Lute como uma garota, lute como uma mulher, lute como uma miss", foi o lema do concurso.

    O júri do concurso foi composto pelo estilista Alexandre Herchcovitch; consultores de beleza Marcos Proença e Wanderley Nunes; empresárias Luiza Brunet, Rachel Maia e Leila Schuster; Miss Brasil 2007 Natália Guimarães; jornalistas Mônica Salgado e Ricky Hiraoka; e o youtuber Taciele Alcolea.
    Fonte: Itamarati Notícias

    Luana Lobo, 24 anos, Miss Ceará, ficou em segundo lugar no Miss Brasil — Foto: Rodrigo Trevisan/Divulgação/Miss Brasil


    Bianca Lopes, 22 anos, Miss São Paulo, ficou em terceiro lugar no Miss Brasil — Foto: Rodrigo Trevisan/Divulgação/Miss Brasil


    Veja as 27 candidatas do concurso Miss Brasil 2019 — Foto: Rodrigo Trevisan/Divulgação/Miss Brasil



    domingo, 27 de janeiro de 2019

    Baianos estão entre os desaparecidos na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais

  • Todos quatro são da cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano. Dois deles são da mesma família.








    Baianos desaparecidos na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais — Foto: Reprodução/ Facebook


    Quatro baianos estão entre os desaparecidos na tragédia de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), onde um barragem de rejeitos rompeu, na sexta-feira (25), e fez um mar de lama invadir parte da cidade.

    Segundo familiares, Alex Mário Moraes Bispo, 22 anos, Ademário Bispo, 51, Ednilson Dos Santos Cruz e George Conceição de Oliveira, de idade não informada, trabalhavam em uma terceirizada da Vale, responsável pela barragem, e estavam na empresa no momento do ocorrido. Os nomes deles estão na lista de desaparecidos divulgada pela Vale, neste sábado (26).

    Os quatro são do município de Santo Amaro, no recôncavo baiano, e tinham deixado a cidade para trabalhar. Dois deles, Ademário e Alex Mário, são tio e sobrinho. Os dois trabalham como mecânicos de montagem na Vale e estavam na empresa há cerca de 6 meses.

    Por telefone, o um dos filhos de Admário, e primo de Alex Mário, Natanael Bispo, 21 anos, contou que todos os quatro baianos desaparecidos moram em Mário Campos, município a cerca de 20 minutos de Brumadinho. Os quatro saíram na manhã de sexta para trabalhar e depois da tragédia não fizeram mais contato.

    Vista aérea do local destruído pelos rejeitos após o rompimento da barragem da mina do Feijão, situada em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), nesta sexta-feira (25) — Foto: Moisés Silva/O Tempo/Estadão Conteúdo


    Falei com ele [Ademário] 11h40. Ele estava no refeitório, almoçando. Quando fiquei sabendo da tragédia, por volta de 13h30, liguei para ele e não consegui mais falar. Não tenho notícia nenhuma, informação nenhuma
    Natanael está em Brumadinho em busca de atualizações sobre o pai, o primo e os amigos deles. Até por volta das 17h20, nenhum dos quatro baianos tinha sido localizado.

    O jovem contou que Ademário mora há um ano e meio em Mário Campos, mas trabalha na Vale há cerca de 6 meses. O primo, Alex Mário, também mora na mesma rua que eles e trabalhava no local do acidente o mesmo tempo que o tio.

    Segundo Natanael, o pai tinha dito que não ia trabalhar na sexta, dia da tragédia, mas mudou de ideia após o amigo George, que também está desaparecido, oferecer uma carona.

    Ele não ia trabalhar, foi porque George foi de carro próprio, e não precisou ir no ônibus [da empresa] tão cedo. Ele disse que não queria ir trabalhar
    Aflição também para a família dos baianos em Santo Amaro, cidade com cerca de 12 mil habitantes. A prefeitura do município divulgou uma nota na redes sociais se solidarizando com os familiares dos santamarenses.

    "A cidade está mobilizada nessa comoção. Uma cidade pequena, todo mundo uma grande família", disse a gestão municipal, por meio da assessoria.

    Ao G1, o filho mais velho de Ademário, Ismael Bispo, 23 anos, disse que a família está angustiada sem notícias dele, do sobrinho e dos amigos. "Minha mãe falou com ele [Ademário] ontem, 8h da manhã. Vi que o nome deles está na lista de desaparecidos, mas estamos sem notícias, no escuro", desabafou.

    Prefeitura de Santo Amaro divulgou nota se solidarizando com os familiares dos baianos desaparecidos — Foto: Reprodução/ Facebook


    Tragédia

    O rompimento de uma barragem da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), na sexta-feira (25) deixou um rastro de lama que deixou pessoas desaparecidas e destruiu casas na região. Há 34 pessoas mortas, segundo os bombeiros.

    O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, diz que os principais atingidos são funcionários da empresa. Eles estavam em horário de almoço, e o refeitório da empresa foi atingido. A empresa informou que havia 427 pessoas no local, e 279 foram resgatadas vivas.

    Ao menos 296 pessoas continuam desaparecidas, segundo Corpo de Bombeiros de MG. A Vale diz que não conseguiu contato com 413 funcionários e divulgou o nome dos colaboradores (veja a lista). Vinte e uma pessoas seguem internadas em serviços de saúde de Belo Horizonte e de Brumadinho.

    A Vale informou que o rompimento ocorreu na barragem 1 da Mina Feijão -- que causou o transbordamento de outra barragem, segundo o presidente da empresa, Fábio Schvartsman. O Ministério do Meio Ambiente, por sua vez, informou que foram 3 barragens rompidas. Ainda não há informações do que provocou o acidente.
    *COM INFORMAÇÕES DO G1

    sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

    Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, na Grande Minas

  • Mar de lama avançou sobre casas na área rural da cidade. Duas vítimas foram resgatadas por helicóptero.



    Barragem se rompe em Brumadinho (MG) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


    Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão. Duas vítimas chegaram, por volta das 15h, de helicóptero, ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.

    A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão. Segundo as primeiras informações, os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse em nota (veja íntegra ao final do texto).

    O que se sabe até agora

    Rompimento ocorreu no início da tarde na Mina do Feijão, da Vale, em Brumadinho;

    Mar de lama destruiu casas;

    Duas vítimas foram resgatadas por helicóptero; elas estão estáveis;

    Hospital da região vai atender apenas vítimas do acidente;

    Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual estão no local; dois helicópteros sobrevoam a área;

    Ao menos seis prefeituras emitiram alerta para que população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba, pois o nível pode subir;

    Rodovia estadual que leva a Brumadinho está fechada;

    Por precaução, o Instituto Inhotim está retirando funcionários e visitantes do local.

    Barragem se rompe em Brumadinho, na grande Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo


    Barragem se rompe em Brumadinho, na grande Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo


    Barragem se rompe em Brumadinho, na grande Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo


    Ações de emergência

    De acordo com a Defesa Civil, os moradores que vivem na parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas. Dois helicópteros estão sobrevoando a região.

    A Polícia Rodoviária Estadual informou que a MG-040, entre as cidades de Brumadinho e Mário Campos, está totalmente interditada por causa do rompimento da barragem.

    Em Betim, uma equipe da Defesa Civil está às margens do Rio Paraopeba. A intenção é monitorar o nível da água e verificar se há risco de o rio transbordar.


    Casa fica abaixo da lama após rompimento de barragem — Foto: TV Globo


    Casa destruída após rompimento de barragem — Foto: TV Globo


    Vítimas

    As duas vítimas que foram levadas para o hospital estão conscientes, estáveis e passam por avaliação.

    A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII está preparado para receber feridos.

    Segundo a Fhemig, a emergência do hospital vai atender apenas vítimas do rompimento da barragem. Demais casos serão direcionadas para outras unidades de saúde.

    Ainda segundo o órgão, outros hospitais da rede estão se mobilizando para dar retaguarda ao João XXIII.

    Lama se espalha pela vegetação — Foto: Redes sociais


    Arte - rompimento de barragem da Vale em Brumadinho — Foto: Igor Estrella/G1


    Autoridades

    Uma força-tarefa do governo de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho. “O governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações”, disse por meio de nota (veja íntegra ao final da reportagem).

    Todo aparato estatal está mobilizado e foi deslocado para a região de Brumadinho, onde ocorreu o rompimento, para acompanhar de perto as ações e colaborar no que for preciso. Estão a caminho da Mina do Feijão, o secretário de Meio Ambiente, Germano Vieira, a secretária de Impacto Social, Elizabeth Jucá, além dos Bombeiros e Defesa Civil. Ressaltamos que, neste primeiro momento, a principal preocupação é prestar toda a assistência às vítimas", diz nota do governo.

    O governador Romeu Zema (Novo) vai se pronunciar apenas após ter conhecimento das informações apuradas pelas equipes que estão na região.

    A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) informou que ainda está levantando as informações sobre a barragem. O órgão ainda não sabe dizer se a mina tinha alarme e plano de emergência no local.

    Segundo a Casa Civil, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu na tarde desta sexta-feira com o ministro-chefe da pasta, Onyx Lorenzoni, para discutir o rompimento da barragem. Conforme a Casa Civil, o encontro definiu que os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia), Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e Ricardo Salles (Meio Ambiente) foram escalados para acompanhar o caso.

    “Todo o governo federal já está mobilizado para atuar no socorro e na resposta ao rompimento da barragem em Brumadinho. Uma equipe da Defesa Civil Nacional chefiada por mim já está se deslocando para a região para apoiar as operações do estado e dos municípios”, afirmou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas.
    A assessoria do Ministério do Desenvolvimento Regional informou que Alexandre Lucas está saindo de Maceió e irá para o local do acidente. Ele está acompanhado do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun. Segundo a assessoria, a equipe da Defesa Civil está em contato com os órgãos de defesa civil do município e do estado de Minas Gerais para avaliar medidas a serem adotadas.

    O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse ao jornalista Valdo Cruz, da GloboNews e do G1, que uma equipe de emergência do Ibama já foi deslocada para a região. O ministro também disse que, além do atendimento às possíveis vítimas, a preocupação é com a poluição nos rios da região.

    A Defensoria Pública de Minas Gerais informou que já está atuando em Brumadinho e que vai funcionar em regime de plantão.

    Alerta das prefeituras

    Fotos de moradores divulgadas pelo Corpo de Bombeiros mostram a lama. Nas redes sociais, a prefeitura de Brumadinho, Mario Campos, Juatuba, São Joaquim de Bicas, Igarapé e Betim publicaram alertas para que a população não fique perto do leito Rio Paraopeba.





    Vídeo da lama

    Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o estrago causado pela lama (veja abaixo). "O Feijão acabou com tudo, com restaurante, tava todo mundo almoçando. Acabou com tudo, acabou com tudo, tem nada mais", diz o autor das imagens.

    Tragédia em Mariana

    No dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billington, deixou 19 mortos e causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais.

    A barragem de Fundão abrigava cerca de 56,6 milhões de m³de lama de rejeito. Desse total, 43,7 milhões m³ vazaram. Os rejeitos atingiram os afluentes e o próprio Rio Doce, destruíram distritos e deixaram milhares de moradores da região sem água e sem trabalho.

    Vale ainda responde a processo

    A Vale se tornou ré uma ação da Justiça Federal em 2016, ao lado da Samarco e da BHP, em uma ação por homicídios e crimes ambientais. Além das 3 empresas, 22 pessoas e a companhia de engenharia VogBR também respondem ao mesmo processo. Até o final de 2018, essa ação seguia correndo na comarca de Ponte Nova, na Zona da Mata, sem que os réus tenham sido julgados.

    Barragem se rompe em Brumadinhom, na grande Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo


    Barragem em Brumadinho, na Grande BH — Foto: Redes sociais


    Parente de vítima de Mariana revive tragédia

    A dona de casa Alinne Ferreira Ribeiro, de 36 anos, perdeu o marido, Samuel Vieira Albino, na época com 33 anos, no rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

    “Eu estou revivendo uma tragédia. Eu acabei sensibilizada (começa a chorar). Não é fácil”, disse, se referindo à tragédia de três anos atrás.

    Ainda segundo ela, o poder econômico que as mineradoras têm impede que resoluções mais eficazes sejam tomadas contra as empresas que trabalham sob forte pressão capitalista.

    “As pessoas precisam de empregos, mas com segurança. É só mais uma tragédia e a gente lamenta muito. Foi por causa da impunidade. Essa tragédia aconteceu e serão outras até alguém tomar uma atitude”.

    Um grupo de parentes mortos em Mariana vai nesta sexta-feira até Brumadinho para ver como está a situação.

    Nota da Vale
    Veja a íntegra do texto:

    "A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

    A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

    A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas."

    Nota do governo

    "Uma força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas.

    O Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência trabalhando e há dois helicópteros sobrevoando a região.

    O Governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações. Assim que houver mais informações, o Governo de Minas Gerais emitirá novos comunicado"
    *COM INFORMAÇÕES DO G1 - MINAS

    segunda-feira, 18 de junho de 2018

    MINAS GERAIS - Vídeo mostra decolagem de helicóptero antes de acidente com 2 mortes

  • Uma câmera de segurança registrou a chegada e a decolagem do helicóptero Agusta A109, que partiu de Nova Lima (MG) com destino a São Paulo (SP), mas caiu em Espírito Santo do Dourado (MG) no último sábado (16).

    Helicóptero abasteceu em Nova Lima antes de decolar para São Paulo (Foto: Reprodução/EPTV)



    Uma câmera de segurança registrou a chegada e a decolagem do helicóptero Agusta A109, que partiu de Nova Lima (MG) com destino a São Paulo (SP), mas caiu em Espírito Santo do Dourado (MG) no último sábado (16). O empresário Márcio Bissoli, de 50 anos, e o piloto Luiz Gustavo Araújo Soares, 39 anos, morreram na queda.

    Segundo o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), o voo foi o segundo feito pelo piloto no mesmo dia. A primeira parada foi em Sete Lagoas (MG). Depois, a aeronave pousou em Nova Lima para abastecer. O circuito de segurança registrou a chegada do helicóptero e a movimentação dos tripulantes.


    Câmera registra chegada e decolagem de helicóptero em heliponto de Nova Lima (MG)


    Por volta 17h30, a aeronave decolou com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Durante o voo, o piloto relatou para a Central de Controle Aéreo em Brasília que estava com problemas mecânicos e dificuldades para pousar. A queda aconteceu pouco depois, às 18h45, na zona rural de Espírito Santo do Dourado (MG).

    "Nós agora vamos solicitar ao centro [de controle] de Brasília, ao centro de São Paulo, todas as informações de voo, desde a decolagem dele de Nova Lima até a parte final, quando ele pede emergência. Não só essa parte, mas também a parte do radar, que nós vamos solicitar à Brasília e faz parte da investigação que nós vamos ter início logo logo", explicou o coronel Paulo Santos, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

    Segundo o Corpo de Bombeiros, ele pegou fogo assim que bateu na montanha. Destroços ficaram espalhados pelo pasto. As peças da aeronave vão ser analisadas pelo Seripa, no Rio de Janeiro (RJ), e pelo Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).

    "O impacto fez grande parte da fuselagem e dos corpos entrarem na terra", disse o capitão Ivan Santos Pereira Neto, do Corpo de Bombeiros.

    Helicóptero caiu na zona rural de Espírito Santo do Dourado (MG) (Foto: Corpo de Bombeiros)


    Os corpos foram localizados no início da tarde desta segunda-feira, quase 30 horas depois do acidente, e levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte (MG).

    "O corpo do piloto foi encontrado mais próximo aos equipamentos que seriam da frente da aeronave, e o do passageiro [foi localizado] logo atrás do piloto", contou Tatiata Telles Koeler de Matos, chefe do Posto Médico Legal de Pouso Alegre (MG).

    As vítimas
    O empresário Márcio Bisolli era diretor executivo do grupo Bauminas, que atua na indústria química e de mineração. De acordo com um sócio em outra empresa, Bissoli era uma pessoa que cuidava muito da saúde e vista como visionária. Ele deixa um filho, já adulto.

    A outra vítima foi o piloto Luiz Gustavo Araújo Soares. De acordo com o Corpo de Bombeiros, familiares afirmaram que ele era um piloto experiente, com aproximadamente 8 mil horas de voo. Ele deixa uma esposa, que também é pilota.

    "Ele era um aficcionado por aviação. Fantástico, muito responsável, muito centrado. É uma perda muito grande para a nossa família, para os amigos, para a aviação. Ele foi uma perda grande para a aviação", contou o pai do piloto, Luiz Carlos Soares.

    Empresário e piloto morreram na queda do helicóptero (Foto: Reprodução / Redes Sociais)


    O helicóptero
    A aeronave, identificada como sendo do modelo Agusta A109S, tinha autorização para voos noturnos e três anos de uso. O helicóptero era operado pelo grupo Bauminas, mas ainda aparece como pertencente ao Banco Bradesco, porque havia sido comprado recentemente.

    Segundo o coronel Paulo Santos, o piloto estava com os exames médicos em ordem, assim como a documentação do helicóptero. Ainda de acordo com Santos, a última manutenção da aeronave havia sido feita há 11 meses e uma nova avaliação estava marcada para daqui aproximadamente um mês.

    MAPA: helicóptero cai em Espírito Santo do Dourado (MG); veja localização (Foto: Infográfico: Rodrigo Cunha e Roberta Jaworski / G1)


    Publicidades

    Principais

    Recent Post

    Galeria
    ×